País comunicou adesão ao Ato de Genebra do Acordo de Haia, em fevereiro, na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Com isso, se torna o 79º membro da União de Haia

LOC.: O Brasil agora participa do Sistema de Haia para a proteção internacional de desenhos industriais. A adesão foi formalizada em fevereiro na Organização Mundial da Propriedade Intelectual. 

O professor de direito do Ibmec Brasília Thiago Sorrentino explica que a adesão do Brasil a esse acordo é essencial para a economia do país, porque pode trazer mais agilidade nos processos de análise e proferimento de patentes. Atualmente, segundo a Associação Brasileira da Propriedade Intelectual, isso leva em média 5 anos a partir da solicitação de exame no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o INPI.
 

TÉC./SONORA: Thiago Sorrentino, professor de direito do Ibmec Brasília.
“Então, nós termos um sistema que permita proteger e disseminar rapidamente o conhecimento e essa propriedade intelectual é essencial. Os países mais desenvolvidos hoje são justamente aqueles que detêm as patentes, que detêm os outros tipos de propriedade intelectual e ficam vivendo de licenciar esses direitos para quem quer produzir.”Áudio (29s)

LOC.: Ainda de acordo com o professor de direito, os prejuízos na espera de reconhecimento de patentes são grandes, porque isso impede que o país ocupe posições de vanguarda na geração de retorno econômico dessas criações.

TÉC./SONORA: Thiago Sorrentino, professor de direito do Ibmec Brasília.
“Enquanto o Brasil utilizar a propriedade industrial sem estar inserida nesse sistema para poder criar e protegê-la, o custo do acesso a essas técnicas mais avançadas vai continuar sendo muito alto, se não até proibitivo.”Áudio (19s)

LOC.: Para a Associação Brasileira da Propriedade Intelectual, com a adesão do Brasil ao Sistema de Haia, os trâmites de registro de desenho industrial em diversos países se tornam menos burocráticos e custosos. De acordo com a associação, atualmente, um dos maiores problemas no país é o tempo para o processamento de pedidos de patentes.

Reportagem, Ana Luísa Santos.

Copyright © 2023 Prime Soluções Digitais, Todos os direitos reservados.

Sobre

Siga-nos

Va trabalhar e cria seus textos